segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Reaction

nanquim. lápis, photoshop e pesquisas vintage no google. 2010

( Ando desenhando boxeadores, boxeadoras, auto retratos como boxeador, até divas da música pop como boxeadora..não faço a menor idéia o porquê desse apego com pugilismo agora. não, não é fetiche. pessoas suadas com hematomas não seriam o que eu chamaria de estimulantes. ( aliás, o fato de você desenhar determinado tipo de figura, não significa necessariamente que possa ter algum tipo de desejo sexual implícito ali. mas isso é assunto pra outra conversa. ) talvez no fundo tudo seja de fato um tipo de fetiche, mas talvez seria interessante descontruir as várias idéias e significados que a palavra fetiche pode ter.

No caso desse desenho, poderia falar sobre o fetiche que é se controlar, tomar conta dos nossos sentimentos perante alguém que não sabemos se amamos ou odiamos. é o típico cliché dos animes e comédias romanticas, das pessoas que brigam, mas no fundo se gostam. a idéia de luta, de agressão mútua me deixa tão perturbado, pois me remete a tantas coisas que vivo, vivi e ainda viverei. machucar-se e machucar outrem é uma sina eterna que teremos que carregar. machucar quem a gente ama. machucar pra se defender, machucar pra retrucar, machucar por prazer e pra nos provar algo. assim como os pugilistas, machucar-se uns aos outros por holofotes, para nos dar diversão, circo. para ser viril, pra se superar. E são esses sentimentos-palavras-estados que têm sido mais familiares em minha rotina atual: cicatriz, reerguer, reagir, reagir, resgatar, recomeçar, lutar, bater, vencer, perder, conquistar, ser justo, jogar honestamente, jogar desonestamente, apanhar, cair. levantar. sim, cada sensação com seu respectivo contraposto, visto pelos dois lados da moeda, Num mundo em que não há vítimas nem carrascos, nem inocentes, nem culpados. todos, eu, eles, você, lutando de igual pra igual, com o mesmo direito de querer sorrir mais, dormir mais leve e se sentir um pouco especial, talvez. lutadores. juntando forças, pra reagir. contra a inércia da alma.

Bom, não acho de forma alguma que o parágrafo acima justifique ou soe como explicação, conceito ou que seja para o desenho. aliás, eu tenho uma certa preguiça e irritação com "defesas" ao pé da letra, forçadas. isso vem de algumas reuniões de apresentação de campanhas publicitárias para alguns clientes passados. Na publicidade tentam te convencer a entender exatamente o que eu defini, a minha idéia tem que ser vendida. Não é algo errado, afinal, negócios são negócios, mas aqui no caso, com uma imagem feita sem nenhum propósito comercial (a princípio - de imediato ), tudo é apenas um pedaço do todo que é construído por várias pessoas, o tempo inteiro. A idéia de cada pessoa, e até eu mesmo no futuro, acrescentar, entender e ver algo diferente, ter sua própria interpretação e vivências ( a partir dos dados e eixos que seleciono e organizo ) me soa muito mais interessante e divertida.

Nenhum comentário: