sábado, 29 de maio de 2010

tendência Shame


Esse post é um manifesto de revolta e tristeza. Me formei na Escola de Belas Artes da UFMG em 2009 e sempre tive um carinho enorme com os alunos do curso de Estilismo ( que na época era um curso de extensão ). tenho vários amigos desse curso, fui monitor durante um semestre da disciplina Estamparia e sempre gostei de conversar com professores. Eu as vezes acho que sou um estilista enrustido, pois gosto demais do contato com essa área. O curso foi crescendo, até se tornar uma graduação, com vestibular, aberto e gratuito a todos. claro que o sentimento foi de conquista e alegria, pois muitos que sonhavam poder fazer uma graduação em Design de Moda ( o nome do curso foi mudado ) agora teriam condições de reazilá-lo de outra forma.

Bom, essa semana vi o blog que os alunos do curso fizeram, relatando as condições do mesmo e fiquei bem chocado e triste. além da falta de equipamentos, professores, colocaram uma turma de 40 alunos em um espaço que era a galeria de arte da Escola! isso não me cai bem na cabeça.

Gostaria que alguma pessoa do outro lado, como meu querido amigo Paulo André, que era professor na época que estudei lá me ajudasse a compreender essa situação, já que lendo o relato dos alunos não consigo sentir outra coisa a não ser vergonha e tristeza. É ruim saber que tudo está indo dessa forma, com descaso.. quando me formei em 2009, estava ciente que o curso de moda estava sendo implantado e que haveriam problemas de implantação e adequação aos espaços, equipamentos..mas lendo esse post, sinto que tudo só está piorando, não é possivel que uma universidade com o porte da UFMG aconteça esse tipo de coisa.

A EBA é uma escola gerenciada e dirigida de uma forma amadora, desorganizada e covarde. Era melhor que não abrissem vagas do novo curso, se não há condições de receber os alunos de moda com o mínimo de dignidade. tristeza pelos estudantes de moda que investiram tanto em seus sonhos e vê-los sendo tratados dessa forma.

o blog manifesto dos alunos do curso de Moda da UFMG é: http://designdemodaespera.wordpress.com/

Nenhum comentário: